COLÓQUIO INTERNACIONAL: A ARQUITETURA DO ENGANO - ENTRE A EUROPA E O BRASIL: REDES DE DIFUSÃO E DESAFIO DA REPRESENTAÇÃO PERSPÉCTICA NO SETECENTOS
Arte Colonial - Estudos e Novas Perspectivas na UFMG
No percurso da arte barroca diversos fatores e diferentes momentos contribuíram para a produção deste estilo ou desta forma artística. Ao mesmo tempo o barroco não deve ser estudado apenas como mais um momento estilístico, individualizado numa época, mas, sobretudo, como uma «característica artística» como foi o Humanismo e o Renascimento. Assim, a passagem do século XVI para o XVII e na sua continuidade à fase setecentista, toda esta etapa irá constituir-se num dos episódios mais significativos da História da Arte Européia.
É ponto assente que a “questão do barroco” surge quando a crise do Renascimento tem seu marco inicial. Esta crise aparece no momento em que na cultura renascentista encontramos um certo predomínio à decoração. Contudo, o Barroco não pode ser definido simplesmente como uma condução desta tendência ou a simples redução da arte em puro ornamento.
O desenvolvimento da arte Barroca deve ser visto na continuidade do momento final do Renascimento; lembre-se que nesta fase a cultura renascentista enfrentava um período de antinomias, quer dizer, entre o triunfo e a censura da retórica, ou entre uma concepção hedonista e outra pedagógica. Outro sector que no Barroco foi amplamente acentuado, diz respeito à imaginação. Este aspecto foi muito desenvolvido desde o fim do século XVI, com as influências neo-platônicas. Com o surgir de uma espécie de mentalidade barroca, podem individualiza-se duas correntes que dividiram a interpretação da arte a partir do fim do Renascimento e que se reunirá no Barroco, compondo-se por um lado numa arte extremamente complacente e por outro numa linguagem moralizadora. Ainda no seguimento destes aspectos, é de salientar que o Barroco conhece um momento hedonista e outro pedagógico, levado desde a luxúria até a decência, fatores condicionados por uma certa ambivalência.....
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